27 de dezembro de 2010

Homilia 25/12/2010 - Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo


Ver uma bela paisagem no breu da noite é totalmente diferente de ver as coisas sob a luz do dia, pois quem dá o colorido às coisas é a luz.

Por isso, todas as coisas sem luz atingem uma mesma cor..."à noite, todo gato é pardo"...

Essa é a sutil diferença das coisas antes e depois da Encarnação. Assim, o pregão angélico nos convida à alegria: "para o povo que habitava nas trevas brilhou uma grande luz".

Nesta liturgia, a palavra Luz irá sobressair. Essa luz vai iluminar todas as coisas doravante este episódio, e até mesmo antes dele.

Por esta razão o evangelista São João iniciará o seu Evangelho elucidando: "o Logos se fez carne, e habitou entre nós"... Logos se traduzirá não só como Palavra, Verbo, mas também como Sentido. Agora o sentido se fez carne; agora todas as coisas fazem sentido, porque o sentido da vida nasceu, e deu sentido a coisas que antes não tinham. Agora tudo está iluminado...

O Verbo de Deus ensina-nos uma nova forma de amar já antes da Cruz: amor de aniquilamento, amor quenótico.

O sinal dado pelo anjo para que os pastores reconheçam o menino é: "vereis um menino envolto em faixas".

Qual o significado de estar envolto em faixas?? Para responder isso será necessário ter em vista outras passagens onde isso acontece, tal qual a de Lázaro e a da Ressurreição.

Agora podemos entender o por quê este Menino vem envolto nelas: Ele vem para a morte, vem para morrer pelos homens, para dar a vida...

A iconografia oriental não teve medo de mostrar a Virgem segurando um menino mumificado, dando-nos este sentido.

Outra prova de aniquilamento no Evangelho de João é quando nos diz que o Verbo se fez carne, isto é, a Palavra Inacessível vem ao encontro do homem; a Palavra Eterna entra no tempo; a Palavra Inefável se torna dita, resumida, balbuciável... O Todo-Poderoso se torna frágil no corpo de uma criança.

Hoje nasceu-nos a VIDA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário