27 de abril de 2011

Papa explica objetivo e missão da vida cristã

Bento XVI fala sobre quais são as ''coisas do alto'' e as ''coisas da terra'', indicando que o Ressuscitado é o caminho que leva ao céu

O Papa Bento XVI falou sobre a Páscoa, coração do mistério cristão, na Catequese desta quarta-feira, 27. Bento XVI indicou o objetivo e a missão dos cristãos: "fazer ressurgir no coração do próximo a esperança onde há o desespero, a alegria onde há tristeza, a vida onde há morte".

"A fé no Cristo ressuscitado transforma a existência,
operando em nós uma contínua ressurreição", disse.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI na Quarta-feira da Oitava da Páscoa

O Pontífice salientou que tudo começa a partir do fato de que Cristo ressuscitado dos mortos é o fundamento da fé. É da Páscoa que se irradia toda a liturgia da Igreja, que encontra nela conteúdo e significado. "A celebração litúrgica da morte e ressurreição de Cristo não é uma simples comemoração desse evento, mas é a sua atualização no mistério, para a vida de cada cristão e de cada comunidade eclesial, para a nossa vida", destacou.

"Como podemos então fazer tornar-se 'vida' a Páscoa? Como pode assumir uma 'forma' pascal toda a nossa existência interior e exterior? Devemos partir da compreensão autêntica da ressurreição de Jesus. [...] A ressurreição de Cristo é a via para uma vida não mais submetida à caducidade do tempo, mas uma vida imersa na eternidade de Deus. Na ressurreição de Jesus inicia uma nova condição do ser homens, que ilumina e transforma o nosso caminho de cada dia e abre um futuro qualitativamente diferente e novo para a humanidade inteira", ressaltou.

Se cada cristão e cada comunidade vive a experiência da passagem da Ressurreição, certamente será fermento novo no mundo. "Nós, cristãos, crendo firmemente que a ressurreição de Cristo renovou o homem sem retirá-lo do mundo em que constrói a sua história, devemos ser as testemunhas luminosas dessa vida nova que a Páscoa trouxe. A luz da ressurreição de Cristo deve penetrar este nosso mundo, deve chegar como mensagem de verdade e de vida a todos os homens através do nosso testemunho cotidiano", pediu.


Coisas do alto e da terra

Com base no trecho da Carta de São Paulo aos Colossenses - "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra" (3,1-2) -, o Sucessor de Pedro explicou o autêntico sentido das palavras do Apóstolo:

"O Apóstolo precisa muito bem aquilo que entende pelas 'coisas do alto', que o cristão deve buscar, e as 'coisas da terra', das quais deve proteger-se. [Com] 'coisas da terra', deseja claramente fazer compreender aquilo que pertence ao 'homem velho' do qual o cristão deve despir-se, para revestir-se de Cristo. Com igual clareza São Paulo indica-nos quais são as 'coisas do alto', que o cristão deve, ao contrário, buscar e apreciar. Essas dizem respeito àquilo que pertence ao 'homem novo', que revestiu-se de Cristo uma vez por todas no Batismo, mas que tem sempre necessidade de renovar-se 'à imagem d'Aquele que o criou'", explicou.

O Santo Padre disse que é verdade o fato de sermos cidadãos da pátria celeste, mas o caminho rumo a essa meta deve ser percorrido cotidianamente já sobre essa terra. "Participando desde agora da vida de Cristo ressuscitado, devemos viver como homens novos neste mundo, no coração da cidade terrena".


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário