18 de julho de 2011

Discurso da Missa de despedida de Teresópolis-Maio 2011

“ Aqueles que passam por nos nunca nos deixam sos, trazem um pouco de si, levam um pouco de nos!”

Queridos,

Ha tempos eu vos ensinei que os heróis também sangram...

Por muitas vezes me vistes chorar, mas por mais vezes ainda me viram sorrir, como e minha marca registrada.

Hoje e um dia de dor pra mim, sem duvida, mas o dia D em que sou chamado a obediência de Abraão: “ Deixa tua terra, tua casa, teu povo...e vai para o lugar que eu te vou mostrar”...Deixar e muito difícil, mas minha vocação e de passar: passar pelas vidas anunciando, passar iluminando e deixando marcas.

Deixar vocês vai ser difícil, mas não posso contradizer a fidelidade que com ardor preguei nestes altares. Não posso cair em contradição voltando atrás da obediência que tanto anunciei na Igreja. Mas também ficar significaria me acostumar ao que deixo, me acostumar ao que faço, acostumar ao que esta pronto...ficar por muito tempo significa não me renovar e não renovar os outros, e isto esta bem longe de mim, pois nasci para o desafio e o outro! Tudo o que plantei sei que outro colherá, e o fruto do meu fecundo ministério enxergo aqui, agora... Sei que Deus fez por meio de mim, e tenho profunda consciência de que eu sou só um APESAR nas mãos de Deus. Sim: Deus fez, apesar de mim!!

Deixo este lugar que tanto amei e me entreguei com uma única razão: outro lugar precisa da minha voz e coragem e por que fui formado para uma grande família que se estende pelos quatro cantos da terra. Assim, onde for preciso da voz de Deus, ali devo estar.

Procurei ser todo inteiro em cada coisa, fui tudo que sou no mínimo que fiz, e me dei sem reservas no certame que me foi proposto. Exatamente por isso, meu bispo, Dom Filippo Santoro me disse que outra Igreja precisa do meu ardor. Vou com o troféu nas mãos e a consciência limpa (nada melhor que uma consciência limpa...nada paga uma consciência limpa). Consciência de ter dito a verdade sem medo, e nada mais vos disse senão a verdade, e agradeço a Deus ter me mantido fiel e ter sido portador desse Verbo que ressoa na minha voz.

Onde quer que eu esteja, sei que serei sempre a pedra no calçado dos insensatos, o incomodo dos mesquinhos e a voz que clama no deserto: esta e minha vocação! Enfim, sei que Deus se serve de ventos contrários para nos conduzir ao porto.

Não poderia deixar de ir sem agradecer as duas mulheres da minha vida: minha mãe e minha irmã aqui presentes! Muito obrigado!!

Mãe: a sra. foi a melhor faculdade que eu freqüentei. Faculdade de liderança, de humanidade... tudo o que eu trago em mim tem em ti origem: meu modo de olhar a vida, minha liderança, minha não desistência, meu modo de encarar o que vem, sabedoria, meu humor...

Pai: você foi pra mim o que São Jose fora para Jesus! Tudo o que eu disser de ti será pouco diante do que es. Como eu olho pra você! Eu te olho! Minha família...vocês são minha vida!

Ao Padre Mario: você me ajudou muito! Ensinaste-me a arte da vida...depois de você me sinto preparado pra tudo! Você me agregou muitas coisas na minha bagagem de vida! Meu muito obrigado!...e cuidem dele por mim!

E a vocês...muito obrigado! Vocês são a minha razão de continuar, a razão do meu sacerdócio. Enquanto eu estive com vocês eu não quis ser o que queriam ou gostariam. Não quis ser alem do que podia ou que me fora permitido. Eu não quis outra coisa senão SER.

Enfim, agora e hora de partir pra outra terra, graças a Deus não tão distante, por que Deus tem um propósito com isso. Agora começa minha outra missão. Outros precisam do sorriso de Deus, ou melhor, precisam ver a “cara” de Deus. Rezo por vocês para que sejam fieis e não desistam de Deus por causa do erro dos homens. Deus sempre valera a pena!! O mal nunca será maior do que o bem que vocês podem fazer.Eu e o céu inteiro torcemos por vocês!! Avante Teresópolis...e parabéns! Deus quis que eu passasse aqui só pra ver o quanto vocês são fortes e capazes de superação...Eu levo uma bagagem muito pesada: experiência! E vocês vão comigo...

...termino com o grande pensador grego Heráclito a respeito da importância da mudança em nossa vida:

“TUDO muda exceto a própria mudança.
tudo flui e nada permanece , tudo se afasta e nada fica parado ... Não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras sempre vão fluindo... É na mudança que as coisas acham repouso”

Deus abençoe! Amo vocês!...e nos encontramos na próxima Eucaristia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário